A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã de hoje (19) uma capacitação aos profissionais da Atenção Básica. O objetivo desse momento é preparar os profissionais para a implantação de um programa antitabagismo no munícipio.
Com o suporte do Ministério da Saúde, que fornecerá a medicação gratuitamente aos usuários via Secretaria de Saúde do Estado, em Itaitinga o programa contará com uma equipe preparada para executar com sucesso esse importante projeto contra o tabagismo.
Para ter acesso a medicação, o paciente precisa ser assistido na Atenção Básica, onde serão avaliados e acompanhados pelo médico, enfermeiro e psicólogo na sua unidade de saúde. Para isso, o paciente precisa estar cadastrado pelos Agentes Comunitários de Saúde como "fumante que deseja parar de fumar".
Importa ressalta que o tabagismo é responsável por aumentar o risco para muitas doenças cardiovasculares, como AVC, infarto e inúmeros casos de câncer de pulmão, acarretando grandes prejuízos à Saúde Pública e à qualidade de vida da população.
A Prefeitura, via NUMEPS, apoia essa inciativa ofertando formações sobre o assunto: uma equipe piloto já foi treinada no Hospital de Messejana, que é referência no programa no Ceará. Essas informações serão repassadas e discutidas com os demais profissionais: assistência de qualidade e atenção humanizada são prioridades para a Secretaria de Saúde.