Fotografia: Oséias Targino
Nesta terça-feira (16) a Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Agricultura, iniciou a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024, que acontecerá em uma única etapa de forma emergencial: os produtores terão de hoje até o próximo dia 30 de abril para vacinar o rebanho.
Esse prazo, estabelecido pelo Estado, também se refere ao período para a compra da vacina. Vale ressaltar que o criador itaitinguense, mais uma vez, terá custo zero para vacinar seu rebanho.
A meta do Governo do Estado é alcançar o índice de mais de 90% de vacinação de todo rebanho cearense; e, para que essa meta seja alcaçada, Itaitinga pretende alcançar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do município.
"Antecipamos essa vacinação para que em maio o nosso pleito para retirada e reconhecimento internacional possa ir para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa organização é que avaliará o pleito de todos os estados. E essa antecipação é para que a possamos entrar nesse conjunto de estados que está solicitando a retirada da vacina", explica do diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira.
Vale destacar que além da vacinação, os produtores devem declarar junto à Adagri a vacinação do rebanho até o dia 15 de maio. O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha.
São parceiros da Campanha: Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.