Na última terça-feira (10), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), os municípios que integram o Consórcio de Resíduos Sólidos CPMRS/RMB, do qual Itaitinga faz parte, realizaram a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente. O evento aconteceu na cidade de Guaiúba e teve como tema a EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA.
A conferência contou com a participação de Artur José Vieira Bruno, renomado professor com vasta experiência no assunto e com diversas publicações de livros e artigos envolvendo a sustentabilidade ambiental. A pauta da conferência é um assunto amplamente estudado por especialistas em meio ambiente. Cientistas dedicados à causa climática apontam e sugerem mudanças de comportamento do ser humano na busca por soluções ante os graves problemas que podem decorrer à humanidade caso a sociedade não adote alternativas para melhor gerir e conviver com os recursos naturais do planeta: à exemplo da comunidade científica, a conferência buscou reunir e alinhar propostas em torno de um objetivo comum: a sustentabilidade da vida na terra.
O município de Itaitinga, que fez parte da Comissão Organizadora da conferência, participou dos debates, conduziu discussões em grupos e colaborou com propostas que serão levadas para a Conferência Estadual que ocorrerá em 2025 na capital cearense.
Além de discutir e apresentar alternativas para melhor lidar com o meio ambiente e as mudanças climáticas num contexto macro, as discussões dos conferencistas em torno de questões que afetam a vida de todos foram analisadas também a partir daquilo que pode ser feito individualmente dentro de um contexto local, envolvendo distintos interesses coletivos.
Além de vários setores da esfera pública e privada, diferentes instituições, representando a sociedade civil, participaram do evento. Itaitinga, que trata das questões ambientais do município em consenso com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, estava representada por vários integrantes desse colegiado.