Na manhã desta sexte-feira (11), a Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria do trabalho e da Assistência Social, lançou o Projeto Mãos que Falam e Acolhem. O evento ocorreu na Escola Profissionalmente Francisco Aristóteles de Sousa. O projeto, que já nasceu acolhendo integrantes da comunidade surda itaitinguense ainda em sua formatação, visa ampliar a assistência aos deficientes auditivos do município, promovendo a inclusão social e a autonomia dos surdos.
Conheça alguns objetivos específicos do Projeto:
Cadastrar os usuários com deficiência auditiva no município de Itaitinga que necessitam de acompanhamento em serviços de atendimentos públicos e privados;
Acompanhar as os referidos usuários nos seus mais diversos atendimentos;
Incentivar a alfabetização tradicional e em libras para a comunidade surda;
Capacitar os servidores públicos municipais para atendimento a esse grupo específico de usuários;
Proporcionar a socialização e a participação da comunidade surda nas mais diferentes atividades sociais;
Estimular o exercício da cidadania plena;
Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária
Importância do Projeto:
A inclusão social e a autonomia dos surdos são fundamentais para que eles possam exercer seus direitos e participar plenamente da sociedade. O Projeto Mãos que Falam e Acolhem é um programa que se soma a uma série de projetos da Prefeitura de Itaitinga para a promoção dos direitos sociais e da acessibilidade para aqueles que mais precisam do Poder Público.
O lançamento do Programa contou com participação de secretários municipais e com diversas pessoas da comunidade surda, alguns acompanhados da família. O momento marcou a todos os presentes, que se emocionaram com diversos depoimentos acerca do importante projeto e com os relatos pessoas de surdos, traduzidos para o público pela interprete da Secretaria de Assistência Social.