
Na manhã desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, juntamente com a Secretaria da Pesca do Estado, iniciou o peixamento nos reservatórios do município. O ato oficial aconteceu no açude Riachão, com a presença de pescadores e de lideranças comunitárias.
Na edição do peixamento 2026 os mananciais itaitinguenses foram contemplados com 50.000 (cinquenta mil) alevinos de cará-tilápia. Na ocasião, o açude Riachão recebeu mais de 20.000 (vinte mil) filhotes da espécie. Após o peixamento do reservatório, a Secretaria de Agricultura destinou o restante dos alevinos aos demais mananciais do município.
Saiba Mais: a tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), espécie distribuída nos projetos de peixamento do Estado, é de carne branca, tem sabor neutro e suave, sendo, portanto, bastante apreciada. Pelo baixo teor de gordura, é caracterizada como proteína magra. Os alevinos distribuídos, oriundos de cativeiros especializados, são desenvolvidos com técnicas de melhoramento genético. O Peixamento no estado do Ceará ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e DNOCS.
Além do açude Riachão, que integra o Sistema Pacoti/Riachão-Gavião, o repovoamento de alevinos contemplou ainda a Lagoa do Carapió, Lagoa do Gereraú e outros mananciais itaitinguenses. O incentivo à atividade pesqueira, fomentada e apoiada pela Prefeitura de Itaitinga, contribui com a alimentação das famílias de pescadores do município.