
A Governo Municipal de Itaitinga inicia 2026 mantendo o pujante ritmo de crescimento dos últimos anos: de cidade de maior crescimento populacional do Ceará passou a ser também a de maior crescimento do PIB do Estado: "O PIB da cidade cresceu 48%, saindo de R$ 1,5 bilhão para R$ 2,3 bilhões entre 2022 e 2023. Os indicadores dos dois anos foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2025", noticiou o Diário do Nordeste em 08 de janeiro deste ano.
A escalada de desenvolvimento do município de Itaitinga não é obra do acaso, por trás de todas as notícias que desconstruíram o velho estigma de "cidade dos presídios" para uma "terra de oportunidades" há muito planejamento e um enorme esforço pela efetivação de projetos que, indiscutivelmente, estão atrelados a essa mudança que, de tão notória, alterou a identificação para com a jovem cidade - em março deste ano, o município completará 34 anos de emancipação política.
As mudanças que ocorrem no município de Itaitinga, conforme noticiado pela imprensa cearense, são mensuráveis a partir dos dados econômicos por ela divulgados. Afora isso, elas são notáveis também nas áreas da Saúde; Educação, Infraestrutura, Transporte, Mobilidade Urbana e Economia. A ampliação de escolas; construção de novas creches de auto padrão; entrega do anexo do Hospital Municipal; criação de uma Policlínica; implantação de transporte gratuito (TRUI); pavimentação asfáltica em bairros inteiros e intervenções nas principais vias do munícipio foram e são ações que têm impactado positivamente o comércio local e fortalecido a economia interna.
Também não é por acaso que na tarde desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Itaitinga iniciou mais uma histórica sequência de inaugurações que resultam desse crescimento orquestrado por uma Administração Pública planejada com critérios e metas que devem ser seguidas à risca pelo Gestor Municipal: a primeira de uma série de inaugurações prevista para o ano de 2026 foi a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Caracanga, a UBS Levi da Silva Queiroz, que contou com a presença de autoridades políticas da Região Metropolitana de Fortaleza, secretariado, Prefeito Municipal e munícipes.
Ante a entrega desta primeira benfeitoria pela Prefeitura, convém recordamos a sequência histórica que é um marco de todo esse desenvolvimento: na noite de 31 de janeiro de 2023 ocorreu a inauguração do anexo do Hospital Municipal de Itaitinga, na ocasião, a Prefeitura anunciou que entregaria à população de Itaitinga uma importante obra a cada mês daquele ano: a Gestão encerrou aquele ano cumprindo a meta estabelecida.
Nesse sentido, a Prefeitura encerra janeiro retomando a sequência de benfeitorias à população itaitinguense, comprometendo-se em promover mais qualidade de vida ao itaitinguense, promovendo muito mais desenvolvimento para o município de Itaitinga durante todo o ano de 2026.