Tiago, ouvidor municipal, um dos representantes de Itaitinga na oficina
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaitinga, por meio da Ouvidoria do SUS municipal, participa da Oficina Regional de Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS. A oficina, realizada em São Luís, Maranhão, foi um momento ímpar e restrito a poucos municípios. A ocasião marca um importante momento do Sistema Único de Saúde do Brasil, onde o Governo Municipal, por meio da Ouvidoria SUS/Itaitinga, dá voz aos munícipes na construção de políticas voltadas à população itaitinguense.
FIQUE POR DENTRO: a Ouvidos SUS/nacional atua na promoção e estruturação de canais abertos e acessíveis de comunicação com a população. Sendo de Fundamental importância, a eficácia da Ouvidoria SUS pauta-se como compromisso da Gestão Nacional. A organização de oficinas, enquanto articulação à implementação de ouvidorias estruturadas e articuladas entre si, que atuem nas três esferas de governo, busca inserir os cidadãos nos processos de formulação, de acompanhamento, de avaliação e de controle das políticas públicas de saúde.
Para tanto, é imprescindível que o cidadão tenha um espaço para solicitar informações sobre as ações e os serviços de saúde ou registrar sua manifestação, com resposta ágil e resolutiva, visando sempre a melhoria do atendimento prestado.
As Ouvidorias do SUS, dos quais itaitinga faz parte, constituem uma rede interligada de ouvidorias, implantadas na União, nos estados e nos municípios, que funcionam de forma descentralizada, respeitada a autonomia de cada ente da Federação, sob orientação estratégica central da Ouvidoria-Geral do SUS (OUVSUS).