Quem não se alegra ou não se sente orgulhoso por morar num município que seja destaque por sua economia, pelos avanços na infraestrutura, na saúde e pelos bons índices na educação municipal? Na verdade, todo mundo sonha em morar numa cidade que seja reconhecida por seus aspectos positivos. Nesse sentido, o itaitinguense vive um momento ímpar, pois esse tem sido o seu sentimento, um povo que se orgulha de morar em Itaitinga.
O itaitinguense, que até bem pouco tempo morava numa cidade conhecida principalmente por abrigar penitenciárias, acompanha com motivação as significativas transformações dos últimos anos. Não é para menos, Itaitinga tem se consolidado como um importante hub logística do Nordeste a partir de incentivos fiscais e outras iniciativas implementadas pelo governo municipal, que tem trabalhado para diversificar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Para melhor compreendermos esse pujante crescimento de Itaitinga, trazemos um trecho da matéria publicada pelo Diário do Nordeste em 27 de janeiro, onde Itaitinga aparece como líder do Nordeste em Aluguel de Galpões:
Itaitinga (CE): 28 mil metros m²
Simões Filho (BA): 9,7 mil m²
Feira de Santana (BA): 7,5 mil m²
Os números da matéria revelam que Itaitinga está amplamente acima da cidade que ocupa o 2
° lugar em aluguéis de galpões. Favorecida por uma gestão comprometida com desenvolvimento do município e privilegiada localização geográfica e estratégica para gigantes como a Amazon, Diageo, Assaí, Uniforça, Itatinga desponta como uma potência logística. Somando-se às empresas que destacam a economia local, o município acolherá também um Centro de distribuição do Mercado Livre, outra gigante do mercado online.
Com acesso ao Porto do Pecém e às rodovias mais importantes para escoamento de mercadorias, as projeções para a economia do município de maior crescimento populacional do Ceará são otimistas.
"A transformação de Itaitinga em um grande polo logístico ao longo dos últimos quatro anos é um marco importante para o desenvolvimento econômico da cidade e da região. As iniciativas da nossa gestão em atrair empresas desse segmento refletem um compromisso com a geração de emprego e renda para os moradores, além de fortalecer a economia local e regional", comentou o prefeito da cidade, Marquinhos Tavares na matéria mencionada, que enfatiza ainda a geração de empregos do município:
"O gestor destaca que a cidade é a sétima no Ceará na geração de empregos formais, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), com 5 mil admissões formais de janeiro a novembro de 2024. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a segunda que mais cresce na RMF em relação ao mercado de trabalho", enfatiza o Diário.