Ontem (27), as Secretarias de Saúde, Assistência, Educação e Sociedade Civil realizaram o encerramento das atividades alusivas ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o Brasil. A psicóloga Andrea Autran, da Casa da Criança e do Adolescente da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará, palestrou acerca do tema.
O evento, realizado na Câmara Municipal de Itaitinga, contou com a participação do grupo Bate Latas, do CRAS do Angorá, que emocionou o público através da música. Já o grupo de adolescentes do NUCA, impactou os participantes com a encenação teatral Ativa, onde abordam a temática do Maio Laranja.
Importa ressaltar que os índices de violência contra crianças e adolescentes no Brasil ainda são alarmantes: a cada hora 3 crianças são abusadas. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades, ou seja, estes números são muito maiores.
A Casa da Criança e do Adolescente é resultado do compromisso do Estado do Ceará com a proteção e bem-estar dos nossos pequenos. A instituição reúne num só lugar uma equipe técnica do psicossocial, com psicólogas e assistentes sociais; profissionais da Justiça; do Conselho Tutelar; da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente e Perícia Forense, entre outros.
O Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. O Maio Laranja é uma campanha de conscientização, condição necessária para o enfrentamento desse grave problema: precisamos discutir e provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para casos de denúncias contra crianças e adolescentes, disque 125