Neste ano comemora-se
17 anos da Lei 11.340/2006 (Maria da Penha), um dos mais importantes mecanismos de combate à violência de gênero; desde que a lei fora sancionada (2021), os avanços no enfrentamento à violência contra a mulher, tem sido notável, mas as instituições pautadas no direito da mulher reconhecem que campanhas como a do "Agosto Lilás", são importantes.
Ainda há um longo caminho para que a mulher sinta-se segura e respeitada em qualquer ambiente
- as disparidades de salários entre homens e mulheres que ocupam a mesma função carece ser amplamente discutida; a participação da mulher nas esferas de poder, seja na política, no setor público ou privado, também precisa avançar.
As ações do Agosto Lilás alertam a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher: o movimento incentiva as vítimas a denunciarem as agressões, para que, assim, a violência contra a mulher seja tratada com rigor.
Comprometido com o Agosto Lilás, o NUMEPS da Secretaria de Saúde articulou uma Visita Técnica à PEFOCE (Perícia Forense do Estado do Ceará) nos dias 23 e 25 de agosto, para que os profissionais conheçam os fluxos do Núcleo de Atendimento Especial a Mulher, Criança e Adolescente (
NAMCA) e com isso melhorar a assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência em Itaitinga.