Nesse mês de junho, o Ceará inicia a segunda fase do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a meta é atender os 73 municípios previstos para a realização de cadastros de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, cuja propriedade ou posse seja de agricultores familiares.
O CAR reúne informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. As atividades do cadastramento no Estado são realizadas pela Diretoria Florestal (Diflo) da Autarquia.
Com a previsão de dar continuidade ao projeto de cadastramento no Ceará, a Superintendência contará com apoio da Empresa de Meio Ambiente do Brasil LTDA (EMAB), vencedora do processo licitatório para atender a demanda em campo. A equipe de técnicos da EMAB atuará diretamente no imóvel rural do agricultor e nos postos de atendimento de cada região.
O público-alvo do CAR é constituído por agricultores familiares, proprietários e ou posseiros com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris.
No Ceará, a abrangência territorial do CAR atinge 182 municípios, sendo 109 municípios na primeira etapa, e 73 na segunda etapa. A iniciativa conta com recurso financeiro proveniente do Fundo Amazônia.
Confira o posto de atendimento do seu município, endereço e os contatos para atendimento do Cadastro Ambiental Rural, o CAR.
MACRORREGIÃO GRANDE FORTALEZA (Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itatitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama): Rua Tabelião José Gama Filho, Nº 357-A, Centro, Pacajus. Telefone: (85) 2139-6742. Email: pacajus.emabce@gmail.com