Tipo:
MENOR PREÇO
Data da
abertura:
06/07/2020
Data da divulgação do
extrato:
07/07/2020
Data da
ratificação:
06/07/2020
Data da divulgação da
ratificação:
07/07/2020
Valor estimado: R$
10.343,42 (dez mil, trezentos e quarenta e três REAIS e quarenta e dois centavos)
Informações do objeto
Aquisição de 02 (dois) kit sinalizadores com sirene eletrônico composta de 01 (um) amplificador, 01 suporte de fixação do sinalizador, 01 chicote de instalação, em formato de arco para veículos especiais, permite total visualização, sem que haja pontos cegos de luminosidade, injetado em módulo único de policarbonato na cor cristal LED RUBI (vermelho), afim de não gerar perda da intensidade luminosa, resistente a impactos e descoloração com tratamentos destinados a guarda municipal vinculado à Secretaria de Infraestrutura do município de Itaitinga/CE.
Motivo da escolha
Motivo da escolha da origem
Em análise aos presentes autos, observamos que foram realizadas pesquisas de preços junto a órgãos públicos, tendo a Empresa CENTRIX INSTALAÇÕES E MANUTENÇÃO VEÍCULAR LTDA, apresentado preços compatíveis com os praticados nos demais órgãos da Administração, conforme mapa de apuração de preços, anexo a Autorização do Secretário(a)s. O fornecimento disponibilizado pela empresa supracitada é compatível e não apresenta diferença que venha a influenciar na escolha, ficando esta vinculada apenas à verificação do critério do menor preço.
Justificativa do preço
O critério do menor preço deve presidir a escolha do adjudicatário direto como regra geral, e o meio de aferí-lo está em juntar aos autos do respectivo processo pelo menos 03 (três) propostas.
A despeito desta assertiva, o TCU já se manifestou:
adotar como regra a realização de coleta de preços nas contratações de serviço e compras dispensadas de licitação com fundamento no art. 24, inciso II, da lei n. 8.666/93 (Decisão nº 678/95-TCU-Plenário, Rel. Min. Lincoln Magalhães da Rocha. DOU de 28. 12.95, pág. 22.603).
Proceda, quando da realização de licitação, dispensa ou inexigibilidade, à consulta de preços correntes no mercado, ou fixados por órgão oficial competente ou, ainda, constantes do sistema de registro de preços, em cumprimento ao disposto no art. 26, parágrafo único, inciso III, e art. 43, inciso IV, da Lei 8.666/1993, os quais devem ser anexados ao procedimento licitatório (...). Acórdão 1705/2003 Plenário.
No caso em questão verificamos, como já foi dito, trata-se de situação pertinente a Dispensa de Licitação. De acordo com as diretrizes do Tribunal de Contas da União, como pode ser visto acima, a orientação é que no caso de dispensa e inexigibilidade seja obedecida à coleta de preços, que por analogia deve obedecer ao procedimento da modalidade convite que exige no mínimo três licitantes. De acordo com a Lei 8.666/93, após a cotação, verificado o menor preço, adjudica-se o serviço àquele que possuir o menor preço, a habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, e regularidade fiscal, de acordo com o que reza o art. 27 c/c Art. 28 ao 31 da Lei 8.666/93. Em relação ao preço ainda, verifica-se que os mesmos estão compatíveis com a realidade do mercado em se tratando de produto ou serviço similar, podendo a Administração contrata-lo sem qualquer afronta à lei de regência dos certames licitatórios.
Fundamentação legal
Art. 24, inciso II da Lei n. 8.666/93 c/c art. 1º inciso I "b" da MP 961/20.