A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município, lançou na tarde de hoje (25), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para a comunidade surda do município. A iniciativa faz parte do Projeto Mãos que Falam e Acolhem e vai promover a inserção das pessoas acompanhadas pelo Serviço em diferentes espaços de socialização.
Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Gestão Municipal cria espaços que geram inclusão e participação da comunidade surda em atividades sociais e culturais do município de Itaitinga. Isso porque a Prefeitura reconhece que oferecer espaços seguros e acolhedores às pessoas com deficiência auditiva é indispensável para que elas possam se expressar e se conectar com outras pessoas que compartilham experiências semelhantes.
A inclusão das pessoas com deficiência auditiva em distintos ambientes de convivência é fundamental para garantir-lhes oportunidades que geram o seu bem-estar e o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal. Além disso, o Serviço vai promover a conscientização da sociedade em geral: fator indispensável para que a comunidade surda alcance sua autonomia.
Projeto Mãos que Falam e Acolhem tem sido uma experiência exitosa para a autoconfiança das pessoas com deficiência auditiva, oferecendo-lhes oportunidades de emancipação pessoal. Portanto, o lançamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estende o seu alcance e amplia a sua conexão com um público que passa a fazer parte da vida social da comunidade onde vive de forma muito mais integrada.