Hoje (21), a Secretaria de Segurança Pública de Itaitinga, por meio da Defesa Civil, realizou um curso de rapel que ofereceu capacitação para agentes que atuam em corporações de 15 municípios cearenses. O objetivo do treinamento, composto de teoria e prática, visa capacitar os profissionais para que eles estejam aptos a realizarem operações de resgate em locais de difícil acesso.
A parte teórica do curso, realizada na Câmara Municipal de Itaitinga, foi ministrada pela manhã. Durante essa etapa, os agentes receberam orientações sobre técnicas de rapel, segurança e cuidados necessários para realizar essa atividade com êxito em situações e ambientes em que o rapel pode ser decisivo para salvar vidas. Os participantes aprenderam sobre os equipamentos adequados, procedimentos de segurança e estratégias para lidar com situações de emergência.
Na parte da tarde, os participantes realizaram o treinamento prático na ponte sobre o leito do açude Pacoti. Essa etapa foi fundamental para que os agentes pudessem aplicar os conhecimentos teóricos. Com o treinamento prático, os agentes desenvolveram habilidades essenciais para realizar operações de resgate de forma segura e eficaz.
O curso de rapel oferecido pela Defesa Civil de Itaitinga é de grande importância para os profissionais que trabalham em situações de emergência e resgate. Com essa capacitação, os agentes estarão melhor preparados para lidar com situações complexas, onde o conhecimento e o preparo podem ser decisivos para salvar vidas.
Comprometida com a capacitação de seus próprios agentes e visando uma qualificação intersetorial de profissionais da Defesa Civil, a Prefeitura de Itaitinga garantiu todo o suporte logístico necessário à realização do curso, garantiu refeições para todos os envolvidos. Ao final, os participantes de curso receberam a certificação de participação.