Fotografia: Oséias Targino
O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) de Itaitinga comemorou no ultimo dia 10 sua primeira década de existência e de muita assistência àqueles que mais precisam de atenção e de cuidados. Criado pelo Ministério da Saúde (SUS), o SAD tem a função de desospitalizar pacientes e, de forma segura, tratá-lo em domicílio. O SAD atende pacientes acamados, que necessitam de amparos assistenciais de uma equipe multiprofissional.
A equipe do SAD de Itaitinga é composta por profissionais da enfermagem (técnico e enfermeiro); fisioterapia; médicos; estomaterapia (enfermeira especialista em feridas); nutrição; fonoaudiologia; saúde bucal (dentista) e psicologia - objetivando amparar, também, o cuidador dos pacientes acompanhados pelo SAD, em 2022, a Secretaria de Saúde de Itaitinga inseriu um psicólogo à equipe.
Para a coordenação do SAD-Itaitinga, há muitos motivos a serem comemorados nesses 10 anos de serviços prestados à população itaitinguense: "Ainda temos muito a crescer e a desenvolver projetos de melhorias, mas estamos cientes do quanto o SAD-Itaitinga melhorou em qualidade, alcançando centenas de famílias e inúmeras vidas ao longo desses anos".
Além da ampliação da equipe na atual administração, o SAD também comemora a conquista a aquisição de um consultório móvel. Equipado com instrumentos de odontologia, o consultório móvel possibilita o cirurgião-dentista ir ao domicílio do paciente e realizar procedimentos dentários.
Sem a necessidade do paciente se deslocar do ambiente familiar, esse serviço oferecido pelo SAD-Itaitinga estreita a relação entre os profissionais do (SUS) e o paciente, numa relação cuja finalidade é o restabelecimento da saúde dos pacientes, com mais qualidade de vida e humanização do serviço oferecido.
O evento, ocorrido na Câmara Municipal de Itaitinga, contou com a presença do Secretário de Saúde, Ângelo Nóbrega, e com a presença do artista Uchôa Negro, que abrilhantou o momento com música e a leitura de um cordel feito pelo poeta Moisés Ribeiro.