Imobilização de animal silvestre (raposa). Imagem: arquivo municipal
Neste mês de junho (de 1-5), ocorre a Semana Internacional do Meio Ambiente: momento oportuno para ampliarmos a conscientização sobre a importância do tema. Ciente da necessidade de preservar a natureza e sua biodiversidade, a Prefeitura de Itaitinga, por meio da Defesa Civil, tem exercido um relevante trabalho de preservação da vida silvestre no município.
Com uma equipe treinada para atuar nas ações de captura e soltura de animais. A Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública, notabiliza-se pela credibilidade dos munícipes, que, com frequência, recorre ao setor.
Conforme o relatório da Defesa Civil, esse trabalho de resgate aumentou a partir da confiança da população na equipe, que já registrou captura de animais silvestres em todos os bairros de Itaitinga. A devolução das espécies à natureza ocorre no próprio município, em área de preservação ambiental: Parque Estadual das Águas.
Entre as espécies de animais silvestres capturados pela Defesa Civil em ambientes urbanos, destacamos: jibóia; jacaré; tatu-peba; raposa; gaviões; corujas e pica-paus. Somente de janeiro a maio deste ano, foram devolvidos à natureza 65 animais.