Família itaitinguense apreciando o encerramento dos festejos, por Oséias Targino
Como de costume, do primeiro ao dia 13 de junho, a praça da matriz itaitinguense ganha um brilho característico e bastante especial: ornamentada com bandeirinhas e demais adereços juninos, o ambiente atrai a atenção dos munícipes nesse período em que ocorre a Trezena de Santo Antônio, padroeiro de Itaitinga.
Para que essa tradicional manifestação de fé e de cultura pudesse ocorrer com segurança, propício ao reencontro das famílias itaitinguenses, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e com o suporte dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança do município, colaborou efetivamente com a realização do evento, prestigiado por um público cativo.
Somados os esforços da Prefeitura e da Paróquia de Santo Antônio (responsável pela realização dos eventos), durante as treze noites, num espírito pacífico e devotado, os munícipes puderam desfrutar diversos atrativos da trezena: quadrilhas juninas; leilão; comidas típicas; performances teatrais e atrações musicais -- o tradicional leilão e o bingo também marcaram o festivo momento.
Ontem (13), dia de Santo Antônio, antecedendo a missa de encerramento, houve uma procissão. Na última noite dos festejos do padoeiro, o prefeito Antônio Marcos Tavares, acompanhado da família e de autoridades políticas, representou a gestão municipal, que incentiva e apoia a religiosidade e as diversas manifestações culturais itaitinguenses.