Fotografia: Oséias Targino
Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Itaitinga mobilizou uma série de ações de conscientização sobre a proteção e a garantia dos direitos das criaças e adolescentes. Ontem (31), num trabalho intersetorial, houve a culminância desse trabalho por meio da Jornada Integrada da Saúde, Assistência e Educação: um olhar humanizado às vítimas de violência sexual e doméstica. Realizado pelas secretarias que integram a temática do encontro, o evento ocorreu na Câmara Municipal.
A programação da Jornada Integrada marcou o encerramento da campanha Maio Laranja, Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes. O encontro foi organizada pelo NUMEPS (Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde).
O NUMEPS prioriza ações intersetoriais com as quais mobiliza temas relevantes do cotidiano de trabalho dos profissionais da Saúde. A temática do Maio Laranja foi ampliado nesse evento e contou com 3 profissionais da PEFOCE (Perícia Forense do Estado do Ceará), que abordaram a Lei Maria da Penha; lesões sugestivas de violência sexual e doméstica e o fluxo de acolhimento do NAMCA.
O evento contou com cerca de 160 participantes das mais diferentes áreas de atuação, sendo finalizado com uma apresentação dos alunos da Escola Manoel Novais com a esquete teatral Para Fazer Bonito, Disque 100.