A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, é finalista no VI Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias. O Concurso de Boas Práticas realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), juntamente com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias, objetiva estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação de espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.
A Ouvidoria do município de Itaitinga, por sua vez, é finalista na categoria "Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população de até 300.000 habitantes", com o projeto de Ouvidoria Maria da Penha, cuja finalidade é dar suporte às mulheres no combate e na prevenção à violência doméstica.
"Esse projeto é uma junção de dois canais, que procura ajudar a população de uma forma geral. É mais um canal para que vítimas de violências de gênero e suas famílias possam pedir socorro a qualquer momento, onde a vítima encontra ajuda sem correr o risco de ser julgada, pois, infelizmente, ainda hoje essas vítimas são apontadas por muitos. Os caminhos para sair de um ciclo violento pode ser mais longo do que imaginamos, portanto cada passo dado é importante. Pedir ajuda para si e para a família é um passo bastante difícil para algumas, e este canal que oferecemos é um caminho seguro, pois acreditamos que se apoiarmos alguém hoje, não teremos uma vítima amanhã", explicam Silvana Cartaxo (Ouvidoria) e Natália Marques (Patrulha Maria da Penha).
No concurso, são reconhecidas e premiadas as ouvidorias que promovem o aprimoramento do controle social, a ampliação de espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.
Para entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura de Itaitinga sobre casos de violência contra a mulher, ligue para o número (85) 3513-2102.