Na noite de ontem (31), a Prefeitura Municipal de Itaitinga, através da Secretaria de Saúde, oficializou a entrega do anexo do Hospital de Itaitinga Dr. Acilon Gonçalves Pinto. Na ocasião estiveram presentes autoridades políticas do município e familiares do saudoso Acilon Gonçalves Pinto, médico e político cearense que dá nome ao anexo. Entre os familiares do homenageado estavam o filho, Acilon Gonçalves Pinto Júnior, e o neto, Bruno Gonçalves, prefeito de Aquiraz.
A entrega desse equipamento hospitalar há muito era esperado pelos munícipes e será um importante suporte à saúde da população de um município referência em crescimento populacional. A nova estrutura de saúde pública municipal, integrada ao Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção (HMECA), está equipado com monitor cardíaco; ventilador mecânico; bombas de infusão; cardiversor; ECG; desfibrilador; macas e cadeiras de rodas.
A equipe do HMECA de Itaitinga, que presta um serviço vital à população do município, conta agora com um ambiente que foi planejado e executado para otimizar o atendimento àqueles que mais precisam de atenção, adotando uma metodologia de trabalho cuja prática deve ser permanente nos órgãos públicos do município: um tratamento humanizado.
Ainda que os recursos geridos pelo Executivo Municipal sejam poucos para atender todos os anseios da população, o HMECA é um importante referencial de uma administração que otimiza a aplicação desses recursos de forma eficaz.
Atente-se para alguns dados de dezembro do HMECA: média de atendimento diário, 218 (6755 mês). Média de procedimentos realizados diariamente, 51. Entre os procedimentos realizados no Hospital e Maternidade Ester Cavalcante Assunção estão: raio x; sutura; curativos; ECG; USG; curativo ; retirada de pontos; sondagem; gasometria e transfusões.