fotografia: Oséias Targino
A Prefeitura de Itaitinga, por meio de uma análise técnica feita pela equipe da Seinfra, em conjunto com profissionais especializados em patologia na construção civil, identificou que a E.E.F. Francisco Sales Filho, no Jabuti, apresentava problemas em sua estrutura física, comprometendo então a segurança de quem utiliza a escola.
A constatação se deu a partir da avaliação das fissuras apresentadas em algumas vigas de sustentação da parte superior da unidade escolar.
Garantir que os prédios públicos estejam em condições de resguardar a todos que integram esses espaços é fator imprescindível à prevenção de acidentes: a vida das pessoas deve estar sempre em primeiro lugar; por isso, ante tal situação, a Secretaria de Educação interditou a escola para que as obras de recuperação da estrutura escolar fossem iniciadas.
Para a restauração da Escola Francisco Sales Filho, além de impor competência técnica aos executores da obra, a Prefeitura exigiu da construtora o cálculo estrutural do prédio; e, conforme o parecer técnico da empresa que responde pelo serviço, ordenou o início a reforma da escola, que segue em fase de conclusão.