Fotografia: arquivo municipal
A Prefeitura de Itaitinga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Educação, adota o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) como mecanismo de fortalecimento da economia local. Com base na política nacional de alimentação, os agricultores locais são priorizados no cadastro de fornecedores de alimentos das escolas do município.
Em 2020, apenas 3 agricultores forneciam alimentos para as escolas do município através do PNAE. Com os esforços das atuais equipes das secretarias, os agricultores de Itaitinga já participam melhor da economia local: em 2021 o número de fornecedores dobrou, e em 2022 saltou de 6 para 19. Com isso, o PNAE-Itaitinga comprou dos agricultores do município alimentos que totalizaram 349.846,79.
Instituído como política nacional de alimentação escolar, a finalidade do PNAE é "contribuir com o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo".
Portanto, a meta da Prefeitura para 2023, é que o número de agricultores de Itaitinga fornecendo alimentos para as escolas municipais pelo PNAE salte de 19 para 40, o que fará com que o município tenha mais recursos financeiros circulando internamente. Essa medida, evidentemente, resultará no fortalecimento ainda mais significativo da economia itaitinguense.