Fotografia: Oséias Targino
A arte cênica é um aspecto inerente à cultura itaitinguense e para fortalecer essa tradição e ainda estimular o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Itaitinga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza oficinas teatrais na Biblioteca Comunitária Laura Barros, no Carapió.
Acolhendo os jovens nesse ambiente, a Secult estimula-os em seus dons individuais, como a criatividade e outras funções cognitivas. Contudo, a desenvoltura nas relações interpessoais é um aspecto que se acentua entre os que se dedicam ao fazer teatral, cuja linguagem artística é eclética e abrange um universo de saberes, onde o lúdico propicia saberes diversos.
A Secult Itaitinga promove as oficinas semanalmente e de forma gratuita. Apesar do público ser predominantemente jovem, não há restrição de faixa etária, sendo, portanto, acessível à comunidade em geral. Esse trabalho artístico e, sobretudo, educacional, criou na biblioteca local o grupo teatral Draminhas de Teatro, do qual a contação de histórias ali trabalhadas são levadas a outros espaços do município ou mesmo da Região Metropolitana: escolas, praças, terreiros, palcos e outros ambientes.
A vivência artística possibilita aos jovens experimentar o exercício do diálogo com os divergentes, a prática da tolerância e do bom senso ante as adversidades: qualidades indispensáveis para que os participantes se tornem agentes de uma sociedade melhor; esses são os objetivos propostos pelas oficinas artísticas e culturais desenvolvidos pela Secult Itaitinga.