Fotografia: arquivo municipal
Neste mês de outubro (em que se comemora o Dia das Crianças) a Prefeitura de Itaitinga apresenta um panorama das ações e dos projetos no âmbito da 1ª Infância
- que reiteram as prioridades e o compromisso da gestão Construindo novos caminhos. Integrando essas ações, destacamos a mobilização social preventiva, como a "Semana do Bebê 2022 de Itaitinga", ocorrida de 17 a 21/10. Por uma Primeira Infância Protegida! Esse foi o lema do evento realizado na C. E. I Maria Tavares Cavalcante, cujo tema da abertura foi: Desenvolvimento da Criança e Cuidados Pós-Pandemia, Saúde e Vida Lá Fora.
A Semana do Bebê de Itaitinga contou com a presença de Secretários Municipais, Conselho Tutelar, Equipe Selo UNICEF/PPAC e Técnicos afins. E, para ratificar o trabalho intersetorial que é desenvolvido em prol da Primeira Infância no município, sem contar com as creches e escolas que hoje atuam em tempo integral, eis um breve resumo das ações desenvolvidas entre 2021 e 2022 que visam beneficiar as crianças de 0 a 6 anos:
1)
- Construção da Creche Carlos Albuquerque de Sousa, na Ponta da Serra, com 91 crianças matriculadas.2)
- Aumento na oferta de vagas em creches e pré-escolas, somando 319 novas matrículas.3)
- Entrega de fardamento completo com 2 (duas) unidades de blusa, shorts, 1 sandália e 2 mochilas, sendo uma delas com livros didáticos e outra com material escolar: todos os alunos de creches e pré-escolas municipais foram beneficiados com livros, totalizando 1986 crianças de 0 a 6 anos.4)
- A universalização das vacinas atingiu 102% de cobertura vacinal contra a poliomielite em 2022, o que contribuiu para que a taxa de mortalidade infantil fosse reduzida a quase 100% - o menor quantitativo ocorreu em 2022, com 1 (um) óbito entre os 466 nascidos até a data desta publicação.5)
- Redução da gravidez na adolescência (10 a 19 anos)no município, passando de 85 em 2020, para 83 em 2021 e até setembro de 2022, apenas 43 adolescentes grávidas, tendo havido uma redução de cerca de 50%.6)
- Elaboração Intersetorial e aprovação (pelo legislativo municipal) do Plano Municipal pela Primeira Infância (2022 a 2032), conquistando a premiação ouro do governo do estado.7)
- Melhoria do funcionamento do Conselho de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e do Conselho Tutelar de Itaitinga.8)
- Realização do Projeto Gestar, pela Secretaria de Saúde: o projeto realiza atividades com gestantes e puérperas de baixo e alto risco, conscientizando sobre a importância do parto normal.9)
- Realização do Programa Criança Feliz, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, mediante acompanhamento através de visitas domiciliares, que neste ano visitou 24 gestantes; 224 crianças de 0 a 3 anos em 241 famílias, totalizando 1.513 visitas.