Sede da Semam. Fotografia: arquivo municipal
Nesta sexta-feira (22/10), o Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB) esteve na sede da Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano), onde, em reunião com técnicos da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), obteve esclarecimentos solicitados à empresa. A solicitação do colegiado ocorreu por meio da Semam e cobrava da Cagece esclarecimentos sobre os serviços prestados à população de Itaitinga - a empresa responde pela distribuição de água encanada e pelo sistema de esgotamento sanitário do município por meio de uma concessão junto à Prefeitura Municipal de Itaitinga.
O Sr. Cicero de Araújo Neto, técnico da Cagece, expôs o plano de trabalho em curso no município, principalmente na área de esgotamento sanitário, esclarecendo metas e prazos para o cumprimento das ações, conforme disposto no Plano Municipal de Saneamento Básico: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário - 2021 a 2033.
Além da explanação aos presentes na reunião, a Cagece disponibilizou um relatório com detalhamento sobre sua atuação no município e todo os serviços ofertados em 2021, tendo até 30 de abril do próximo ano para prestar contas novamente - referente a 2022. Com relação a implantação de esgotamento sanitário municipal, a empresa anunciou que o sistema já está sendo testado; nessa fase, pouco mais de 100 residências estão interligadas à rede. Contudo, a previsão é de que nas próximas semanas a interligação seja intensificada e, dessa forma, a empresa alcance a meta de conclusão estabelecida: dezembro de 2022.