São José, padroeiro do Ceará, é o santo mais venerado pelo sertanejo-agricultor do nosso estado. O operário carpinteiro, patrono da Igreja Católica, é o depositária derradeiro dos devotos que sempre recorrem ao santo esperançosos de que ele os favoreça num "bom inverno". Em Itaitinga, com a tradicional Caminhada de São José, a devoção ao santo tornou-se parte do calendário cultural do município.
A Caminhada de São José em Itaitinga teve início em 1996
- o ano havia começado sem sinais de chuvas. Passados janeiro e fevereiro, devotos organizaram uma pequena procissão, que partiu da Vila Machado até a Matriz itaitinguense - entrevistados relatam que suas preces foram atendidos. Devido ao grande número de fiéis desde a primeira caminhada, nos anos seguintes ela passou a sair da igreja de São Francisco, no CarapióSegundo os organizadores, a romaria só cresceu ao longo dos anos, ainda conforme relato dos idealizadores, já houve caminhadas com mais de 4 mil pessoas.
Interrompida em 2020 e 2021 pela pandemia da covid-19, a fervorosa manifestação de fé, que, tradicionalmente, ocorre no dia de São José (19/03), foi realizada no último domingo (01/05), Dia do Trabalhador. Na retomada dessa tradição, os romeiros contaram com a colaboração de apoiadores da romaria primeira. Além, é claro, de todo o apoio da Prefeitura Municipal de Itaitinga, através das Secretarias de Cultura e Turismo de Itaitinga, Agricultura Pecuária e Pesca, Segurança Pública e Demutran.