O Concurso da CGU tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país.
Através do projeto "Ouvidoria nos Bairros", a Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral de Itaitinga conquistou um lugar no pódio do V Concurso de Boas Práticas de Ouvidoria, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias, ocupando o terceiro lugar.
Nesta edição, o município de Itaitinga concorria na categoria "Fomento à participação e ao controle social pelas populações em situação de vulnerabilidade" . "A Ouvidoria de Itaitinga tem como valor, a participação da sociedade na gestão pública, a nossa boa prática premiada demonstrou que o sistema municipal de ouvidoria do município está dando resultados positivos. Essa aproximação com os cidadãos, principalmente os mais vulneráveis, demonstra o quanto a atual gestão está empenhada em solucionar os problemas dos Itaitinguenses. O reconhecimento da nossa Ouvidoria a nível nacional, nos enche de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo", declarou a Ouvidora Geral do Município, Silvania Ferreira Cartaxo.
Segundo o Secretário da Controladoria Geral de Itaitinga, Ériton Prudêncio, essa premiação vem só consolidar um trabalho construído desde o início da atual gestão. O modelo implantado pela Prefeitura de Itaitinga, em forma de um sistema de ouvidorias, proporcionou à Ouvidoria Geral uma maior aproximação com a população mais vulnerável. "O projeto premiado, Ouvidoria nos Bairros, surgiu com este objetivo, fazendo com que o poder público vá ao encontro do cidadão, procurando uma solução mais rápida e eficaz para sua necessidade", afirma o Secretário.
Concurso de Boas Práticas
O Concurso da CGU tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todo o país, de todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e a melhoria na prestação de serviços públicos.