Seminário virtual traz capacitação para profissionais da educação no enfrentamento ao abandono escolar: "Fora da Escola Não Pode"
Funcionários da Secretaria de Educação de Itaitinga participaram, nesta quinta-feira (21), de um seminário virtual nacional promovido pelos Tribunais de Contas Estaduais e Ministério Público sobre o engajamento dos órgãos na concretização ativa escolar. O principal objetivo do encontro foi discutir ações de enfretamento ao abandono escolar.
O evento teve duração de duas horas (2h) e foi transmitido através da plataforma do YouTube do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Dentre os temas discutidos estavam: o direito à educação e busca ativa escolar, que contaram com palestrantes da Unicef, Undime, Uncme e Ministério Público do Ceará.
Outro assunto abordado no seminário foi o papel dos Tribunais e Contas e Ministérios Públicos Estaduais na colaboração de ações de busca ativa. Também durante o evento foi explanado o exemplo da experiência de Rondônia no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar.
O técnico da área de Educação do Unicef, Ítalo Dutra, destacou que a exclusão escolar leva a violação de inúmeros outros direitos das crianças e dos adolescentes. "Não podemos mais aceitar como sociedade que os meninos e meninas que não foram atingidos por nenhum tipo de medida de atividade educacional remota no ano passado permaneçam nessa situação".
O evento:
A iniciativa faz parte de um acordo assinado entre Atricon, IRB, CNMP e Unicef, visando iniciar as atividades dos município de Busca Ativa Escolar, reforçando a importância de todas as crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos estarem na escola, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação. Entre as atividades previstas pelo documento estão o intercâmbio de informações e apoio técnico e a elaboração de cartilhas para orientar os MPs e TCs, no âmbito de suas esferas de atuação, visando ao enfrentamento da exclusão escolar na educação básica, além da oferta de capacitações de servidores e agentes públicos para a execução das ações.