13/11/2015

Itaitinga se destaca entre cidades que superam a crise

O município de Itaitinga foi objeto de destaque em matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste da última quarta-feira, 11 de novembro. Intitulado "Cidades superam crise econômica", o texto ressaltou gestões que têm conseguido manter o equilíbrio das contas públicas mesmo com o cenário de crise pela qual passa a maioria dos municípios cearenses e brasileiros.

Assinada pelo jornalista Marcus Peixoto, a matéria afirma que essas cidades estão vencendo as dificuldades e são referências na condução das finanças públicas, por meio de arrecadação tributária local, controle de gastos e também de desenvolvimento de metas. Itaitinga aparece na publicação ao lado de cidades como Eusébio, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Maracanaú.

O jornal usa como fontes na avaliação a Fundação Sintaf, instituição de ensino e pesquisa do Sindicato dos Fazendários do Ceará e a Federação dos Trabalhadores no Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). "Se quase todo o Ceará padece desse mal [crise financeira], há municípios que não atrasam salários e fontes de financiamento próprias garantem investimento e eficiência na administração", acrescenta o jornalista.

O Sintaf e Fetamce apontam que Itaitinga está entre os municípios com fonte de financiamento próprio que não atrasa os salários. Atualmente, a receita tributária do município corresponde a 17% de todos os recursos.

Sobre o assunto, o prefeito Abel Cercelino se disse otimista. "É muito bom quando a gestão pública municipal obtém um reconhecimento desta natureza. Mas é importante dizer que Itaitinga tem hoje uma situação equilibrada porque, desde o primeiro dia da nossa gestão, fizemos todos os cortes e ajustes necessários, assim como investimos fortemente no incremento do sistema de arrecadação de tributos municipais. Poderíamos inclusive estar em melhor situação se a gestão não tivesse sido interrompida no ano passado, o que nos causou muitos problemas de continuidade em diversas áreas. Governar é ter responsabilidade em primeiro lugar com os recursos públicos, e isso nós estamos fazendo. Assim asseguramos o respeito aos servidores e investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", argumentou.

Ainda na matéria, a presidente do Sindicato de Servidores de Itaitinga, Sabina Leila, destacou a importância da arrecadação para a organização das finanças do município. "Nós, cidadãos, somos parceiros de arrecadação, pois parte desse recurso paga a folha e grande parte vem dos impostos arrecadados", afirmou.

Em matéria coordenada, o texto coloca ainda que o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro foi cerca de 19% menor, segundo a previsão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Confira, no link a baixo, a matéria publicada no Diário do Nordeste:

Fonte: Diário do Nordeste
Link: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/cidades-superam-crise-economica-1.1430817
Última atualização: 13/11/2015 às 17:47:45