Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

13/11/2015 
GESTÃO

Itaitinga se destaca entre cidades que superam a crise

 
O município de Itaitinga foi objeto de destaque em matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste da última quarta-feira, 11 de novembro. Intitulado "Cidades superam crise econômica", o texto ressaltou gestões que têm conseguido manter o equilíbrio das contas públicas mesmo com o cenário de crise pela qual passa a maioria dos municípios cearenses e brasileiros.
 
Assinada pelo jornalista Marcus Peixoto, a matéria afirma que essas cidades estão vencendo as dificuldades e são referências na condução das finanças públicas, por meio de arrecadação tributária local, controle de gastos e também de desenvolvimento de metas. Itaitinga aparece na publicação ao lado de cidades como Eusébio, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Maracanaú.
 
O jornal usa como fontes na avaliação a Fundação Sintaf, instituição de ensino e pesquisa do Sindicato dos Fazendários do Ceará e a Federação dos Trabalhadores no Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). "Se quase todo o Ceará padece desse mal [crise financeira], há municípios que não atrasam salários e fontes de financiamento próprias garantem investimento e eficiência na administração", acrescenta o jornalista.
 
O Sintaf e Fetamce apontam que Itaitinga está entre os municípios com fonte de financiamento próprio que não atrasa os salários. Atualmente, a receita tributária do município corresponde a 17% de todos os recursos.
 
Sobre o assunto, o prefeito Abel Cercelino se disse otimista. "É muito bom quando a gestão pública municipal obtém um reconhecimento desta natureza. Mas é importante dizer que Itaitinga tem hoje uma situação equilibrada porque, desde o primeiro dia da nossa gestão, fizemos todos os cortes e ajustes necessários, assim como investimos fortemente no incremento do sistema de arrecadação de tributos municipais. Poderíamos inclusive estar em melhor situação se a gestão não tivesse sido interrompida no ano passado, o que nos causou muitos problemas de continuidade em diversas áreas. Governar é ter responsabilidade em primeiro lugar com os recursos públicos, e isso nós estamos fazendo. Assim asseguramos o respeito aos servidores e investimentos necessários para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", argumentou.
 
Ainda na matéria, a presidente do Sindicato de Servidores de Itaitinga, Sabina Leila, destacou a importância da arrecadação para a organização das finanças do município. "Nós, cidadãos, somos parceiros de arrecadação, pois parte desse recurso paga a folha e grande parte vem dos impostos arrecadados", afirmou.
 
Em matéria coordenada, o texto coloca ainda que o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro foi cerca de 19% menor, segundo a previsão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
 
Confira, no link a baixo, a matéria publicada no Diário do Nordeste:
 
Fonte: Diário do Nordeste
Link: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/cidades-superam-crise-economica-1.1430817
Última atualização: 13/11/2015 às 17:47:45
 

Notícias Relacionadas

23/03/2017    PROGRAMAÇÃO CULTURAL ITAITINGA 25 ANOS
01/06/2016    Itaitinga está no grupo de 27 cidades do CE que cumprem a LRF quanto a gastos com pessoal
29/04/2016    Concurso Público: candidatos que entregaram documentação devem apresentar exames médicos até 20/05
23/03/2016    Grande programação comemora os 24 anos de Itaitinga
12/02/2016    Prefeito Abel Cercelino discute pauta de reivindicações do funcionalismo de Itaitinga
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

   Prefeitura Municipal de Itaitinga
Av. Cel. Virgílio Távora, 1710 - Centro
Itaitinga - Ceará   CEP 61880-000
  www.igenio.com.br