02/06/2016

Secretário de Cultura de Itaitinga é premiado com espetáculo teatral

O secretário de Cultura e Turismo de Itaitinga, Cícero Gonçalo, recebeu no último dia 24 de maio, em Fortaleza, o prêmio de melhor ator e melhor espetáculo na categoria Formação do Prêmio Ceará Encena 2015/2016. Realizada no Theatro José de Alencar, a premiação foi promovida pelo Grupo Arte de Viver e escolheu "Casamata" como melhor espetáculo.

Aluno do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cícero é ator profissional e presidiu a Fundação Cultural Acauã de Itaitinga. Durante a solenidade e ao lado dos colegas de espetáculo, Cícero se disse bastante feliz com o prêmio de melhor ator e também homenageou a equipe do IFCE.

Com direção de Luís Carlos Shinoda, Casamata foi trabalho de conclusão de alunos do curso IFCE, turma 2011.2. A peça traz a história de dependentes químicos, prostitutas e traficantes, todos presos em construção subterrânea com pequenas entradas de luz. Essas fortificações usadas para alojamento durante guerras são chamadas de casamatas. Destacando arquétipos considerados marginais, a peça teve temporada com apresentações no Teatro da Boca Rica, tendo sido encenada também em Itaitinga.

Os finalistas do Ceará Encena foram escolhidos por uma comissão julgadora composta por Paulo Ess, Hiroldo Serra, Hemetério Segundo e Almeida Júnior, estando divididos em três categorias: Formação (texto, ator, atriz, direção e espetáculo), Principal (texto, iluminação, som, cenário, figurinos, ator revelação, atriz revelação, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator, atriz, produção, direção, espetáculo infantil e adulto) e Especial (B. de Paiva, Emiliano Queiroz, Hiramisa Serra, Hugo Bianchi, Marcelo Costa e Walden Luiz).

Todos os indicados foram frutos do processo de apreciação e análise dos espetáculos cearenses que subiram ao palco desde maio de 2015. Foram 60 espetáculos analisados. Quarenta e quatro cumpriram as exigências e foram julgados, 25 receberam pelo menos uma indicação e 20 foram finalistas entre todas as categorias.

Última atualização: 02/06/2016 às 12:09:43