CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Hora de Plantar: Prefeitura faz distribuição de sementes à Agricultura Familiar

A quadra chuvosa de 2024 começou: o agricultor itaitinguense, com o apoio da Prefeitura de Itaitinga, já está plantando. Com o suporte técnico e apoio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca aos pequenos agricultores (as), o município certamente terá uma boa safra.

Para apoiar o pequeno agricultor (a), a prefeitura de Itaitinga disponibilizou dois tratores para a gradagem do solo: cerca de 450 produtores terão esse suporte e orientações técnicas; a prefeitura estima o preparo de 350 a 400 hectares de terras.

Através do Programa Hora de Plantar, na última quarta-feira (21), a Prefeitura realizou também a distribuição de grãos para os agricultores (as). Neste ano, a Secretaria de Agricultura disponibiliza 1.700 quilos de sementes: 900kg de milho híbrido; 450kg de milho variedade; 300kg de feijão de corda e 50kg de sorgo.

Além das sementes, os produtores também estão sendo beneficiados com a distribuição de 600 mudas de cajueiro anão precoce e 30 metros de maniva (estaquia para plantio de mandioca).

Apesar da demora das primeiras chuvas, a Gestão Municipal espera repetir fazer uma boa safra: um fortalecimento a mais na economia itaitinguense.

#Agricultura 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Políticas públicas: seminário municipal

A Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do município e em parceria com o Instituto Veredas da Cidadania, realizou na última sexta-feira (27), o Seminário Regional de Formação em Políticas Públicas de Itaitinga, cujo tema abordou a Unidade de Conservação (UC) do Parque Estadual das Águas.

Entenda: o Parque Estadual das Águas abrange os municípios de Aquiraz Itaitinga, Guaiúba, Horizonte, Pacajus e Pacatuba e se destina a proteger os recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza. No Parque recém-inaugurado serão permitidas as atividades de pesquisas científica; educação e interpretação ambiental; recreação em contato com a natureza; e o turismo ecológico, além de conter os processos de urbanização nas proximidades dos açudes e recuperar a cobertura florestal.

Durante o seminário, o geógrafo Wallason Faria de Sousa, colaborador da Semam de Itaitinga, esclareceu sobre a regulamentação do Parque e expôs ao público os benefícios da UC para a biodiversidade do Ceará e para milhões de pessoas que dependem da água do complexo hídrico Pacoti/Riachão-Gavião.

Sabina Leila Barros, professora, representando os agricultores de Itaitinga, classe afetada pelo Parque amplamente ouvida pela Secretaria de Agricultura do município, ressaltou as perdas que sofrerão aqueles que sobrevivem da agricultura familiar.

Oséias Targino, escritor que estuda a região do Parque e sua biodiversidade, apontou algumas alternativas que poderão ser viabilizadas na UC, conforme sua legislação. Targino sugere que a classe afetada seja incluída na execução dos projetos sugeridos para o Parque Estadual das Águas.

Ao encerramento do seminário foi criado uma comissão formada por representantes de diversos segmentos da sociedade com o propósito de dialogar com o Estado (Sema) meios de conciliar os interesses dos trabalhadores rurais com as atividades do Parque.

Saiba também: dos 9.836,72 de hectares do Parque, 40% está dentro do território itaitinguense, portanto, o município de Itaitinga é o mais afetado pela Unidade de Conservação.

#Agricultura 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Agricultores de Itaitinga recebem o Garantia-Safra

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Agricultura, está repassando o Garantia-Safra (GS) para os agricultores familiares de Itaitinga. O GS é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares dos Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Quem pode utilizar este serviço?

Agricultores familiares, que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Ativa, possuam renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e plante entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

Para receber esse aporte de ajuda, o agricultor deve consultar o Garantia-Safra para saber se o benefício foi disponibilizado, verificar se o cadastro está correto, corrigir dados do Número de Identificação Social (NIS) e, eventualmente, o motivo do bloqueio do benefício.

Em Itaitinga, dos 163 agricultores aptos a receberem o benefício, 104 já receberam. O valor do GS é de R$ 850,00

#Agricultura 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Ministério da Agricultura altera regras de repasse do leite às famílias

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou as regras para a distribuição do leite às famílias em situação de insegurança alimentar e inclui entidades sociais entre beneficiários. Com isso, conforme determinação do Governo Federal, a Prefeitura de Itaitinga está atualizando o cadastro das famílias e entidades beneficiárias do Programa Alimenta Brasil (PAB-Leite).

Essa atualização ocorre a partir de uma ação conjunta entre as Secretaria do Trabalho e Assistência Social e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, responsável pelo repasse do leite às entidades e famílias beneficiadas no município.

A distribuição do leite pela Prefeitura, ocorre conforme o repasse feito pelo governo do estado, que compra o produto in natura de agricultores familiares individuais ou de cooperativas. Essa modalidade de auxílio alimentação incentiva o consumo regular de leite pelas famílias em insegurança alimentar e nutricional.

Importante ressaltar que todas as famílias que vinham recebendo o leite antes da atualização, permanecerão beneficiadas, desde de que, para isso, preencham os requisitos necessários: fazer parte do CAD-ÚNICO, do Mais Infância e do Bolsa Família. Esses critérios foram definidos pela política nacional de distribuição de alimentos do PAB (Programa Alimenta Brasil). Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/paa/sobre-o-pab/programa-alimenta-brasil.docx/view

Esclarecendo ainda, com as novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, passam a existir dois modelos de beneficiários: o coletivo, onde o beneficiado recebe através das entidades cadastradas, e o individual, onde o beneficiado recebe pessoalmente. Confira abaixo os locais e/ou as entidades beneficiadas com a entrega do PAB-Leite (3 vezes por semana).

CRÁS Angorá

CRÁS Barrocão

Associação Evangélica Comunitária Itaitinga

CAPS São Francisco de Assis

Casa da Criança Governador Virgílio Távora

Casa de Recuperação Caverna de Adulão, Jabuti

C.E.I Maria Tavares Cavalcante, Caracanga

C.E.I Creche Recanto do Saber, Centro

E.E.F. Manuel Machado, Vila Machado

E.E.F. Laura da Costa Lima, Parque Santo Antônio

C.E.I Gervásio Queiroz Marinho, Ancuri

E.E.F. Santa Terezinha, Ponta da Serra

Shema, Caracanga

E.E.F. Elias de Sousa, Parque Genezaré

Posto de Saúde do Parque Genezaré

Escola, Manoel Novais, Carapió

Gereraú, Posto de Saúde

Pastoral, Sede

Secretaria de Cultura, Centro

Jabuti, CRÁS

#Agricultura 21/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA A produção de alimentos como fortalecimento da economia de Itaitinga

A Prefeitura de Itaitinga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Educação, adota o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) como mecanismo de fortalecimento da economia local. Com base na política nacional de alimentação, os agricultores locais são priorizados no cadastro de fornecedores de alimentos das escolas do município.

Em 2020, apenas 3 agricultores forneciam alimentos para as escolas do município através do PNAE. Com os esforços das atuais equipes das secretarias, os agricultores de Itaitinga já participam melhor da economia local: em 2021 o número de fornecedores dobrou, e em 2022 saltou de 6 para 19. Com isso, o PNAE-Itaitinga comprou dos agricultores do município alimentos que totalizaram 349.846,79.

Instituído como política nacional de alimentação escolar, a finalidade do PNAE é "contribuir com o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo".

Portanto, a meta da Prefeitura para 2023, é que o número de agricultores de Itaitinga fornecendo alimentos para as escolas municipais pelo PNAE salte de 19 para 40, o que fará com que o município tenha mais recursos financeiros circulando internamente. Essa medida, evidentemente, resultará no fortalecimento ainda mais significativo da economia itaitinguense.

#Agricultura 11/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Lançamento da 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa

Na manhã desta sexta-feira (11), por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a Prefeitura Municipal de Itaitinga lançou a 2ª etapa da vacinação contra febre aftosa. O evento ocorreu no Haras Integral Mix, Ancuri, e contou com a participação de gestores municipais, corpo técnico da equipe de vacinação da Secretaria e com criadores de bovinos do município.

Com o lançamento da 2ª etapa da campanha REBANHO BEM CUIDADO É REBANHO VACINADO, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Itaitinga garante vacinar todo o rebanho do município.

Importante ressaltar que o cuidado com a saúde bovina é de fundamental importância para os criadores, que aquecem a economia local. Outro aspecto ainda mais importante e salutar é que isso reflete diretamente na saúde da população itaitinguense, prevenindo-a de possíveis patologias que podem ser transmitidas através dos alimentos fornecidos pelos animais, quando não são vacinados.

#Agricultura 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Cultivo de hortaliças - complemento à economia local

Através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a Prefeitura Municipal de Itaitinga investe no cultivo de hortaliças. O projeto objetiva fortalecer a agricultura familiar e complementar a demanda de legumes e verduras em setores da administração pública municipal. O espaço para a implantação da horta modelo é a sede da própria Secretaria, que atende, acolhe e incentiva os munícipes, sobretudo os residentes das áreas rurais, a aquecer a economia local através da produção de alimentos.

Segundo o gestor da pasta da Agricultura, Antônio Veranilson, a iniciativa busca, também, conscientizar a população sobre o valor e a importância do cultivo de hortaliças - dependendo do espaço, do planejamento e da técnica de cultivo, uma horta pode produzir excedendo o consumo do produtor, seja ela familiar ou comunitária. Dessa forma, além da iniciativa diminuir gastos com necessidades básicas (alimentação) e de possibilitar acesso a alimentos mais saudáveis, pode agregar valor à economia doméstica.

No início de setembro deste ano (2022), ocorreu a primeira colheita na horta da Prefeitura. A produção foi repassada às escolas, ao hospital municipal e para entidades não governamentais de Itaitinga. Motivados com possibilidade de multiplicação das hortas - a intenção é expandir a proposta para todos os bairros-, técnicos da Secretaria de Agricultura se colocam à disposição dos agricultores e dos cidadãos de modo geral a fim orientá-los sobre os procedimentos para a criação de hortas caseira e/ou comunitárias.

#Agricultura 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Prefeitura de Itaitinga está desenvolvendo um projeto de Hortas Sociais O projeto piloto está sendo executado na sede da Secretaria de Agricultura e deve se estender a todo o munícipio
#Agricultura 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Agricultores são beneficiados com uso de trator disponibilizado pela Prefeitura de Itaitinga A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Agricultura, disponibilizou o serviço de um trator para os agricultores de Itaitinga
#Agricultura 18/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Itaitinga recebe incentivo à produção e consumo de leite A ação de entrega do leite é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura de Itaitinga.
#Agricultura 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Hoje é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural e nós deixamos aqui a nossa homenagem. Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural
#Agricultura 20/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA Eleição do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Itaitinga Eleição do CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Itaitinga
Essa semana, dia 19 de setembro, a nova diretoria do CMDRS, da Secretária de Agricultura de Itaitinga, foi eleita. O pleito aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais. Desejamos um mandato vitorioso, repleto de grandiosas conquistas para nosso município.
A eleição foi realizada por aclamação e os candidatos foram:
Presidente Sabina Leila Barros dos Santos - Conselho de Alimentação escolar
Vice Presidente Ivan pereira de Sousa - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
1º Secretário Priscila Ávila da Costa - Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca
2º Secretário Álvaro Bernardo da Silva - Secretaria de meio Ambiente

#itaitinga itinga/> #prefeituradeitaitinga itinga/> #sustentabilidade lidade/> #governandoparatodos atodos/>
www.itaitinga.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:29:21