CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Festa 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Itaitinga - 31 Anos

Entre os dia 25 e 27 de março, por meio de uma série de eventos, o itaitinguense festejou os 31 anos de emancipação política. Abrindo as festividades, na tarde de sábado, por meio da Sejuve, a Prefeitura realizou uma corrida de rua. Atletas amadores e profissionais percorreram as ruas de Itaitinga em dois percursos: 3 e 5 km - essa foi a primeira vez que o atletismo esteve entre as comemorações de aniversário da cidade. Ainda no sábado, na Praça de Eventos, John Elton, Serginho Cantor, Forró do Tom, Fabiano Kibauê, Latino San e Paulo Bala, no palco ali armado pela Secult de Itaitinga, cantaram para os munícipes.

Na manhã de domingo, às 7h, ocorreu a largada do tradicional passeio ciclístico. Centenas de participantes percorreram 27,5 km por alguns bairros do município. Ao encerramento do passeio, foi realizado o sorteio de 32 bicicletas e diversos outros brindes para os ciclistas. Fechando o evento, a banda Swing Play se apresentou, acrescentando mais diversão ao momento. Na noite de domingo, a Secult repartiu um bolo de 31 metros entre a população que estava na Praça da Matriz.

Após a partilha do bolo de aniversário, seguiu-se as festividades. Na praça de eventos, onde munícipes e visitantes cantaram os parabéns para Itaitinga, uma multidão brindou com as atrações mais esperadas dos festejos: Vicente Nery, Taty Girl, Zé Cantor e Pepeca do Acordeon fecharam a memorável noite de festa, que se estendeu até o amanhecer da segunda-feira.

Encerrando as festividades dos 31 anos de Itaitinga, município que tem se destacado como promissor centro de empreendimentos logísticos da Região Metropolitana de Fortaleza, católicos e evangélicos manifestaram suas crenças, cantando músicas e louvores em agradecimentos, também, pela jovem cidade cearense.

Em todos os eventos da festividade, a Secretaria se Segurança Pública, com todos os órgãos a ela vinculados, esteve dando o suporte necessário para que tudo transcorresse com segurança e de forma organizada, como de fato ocorreu. Da mesma forma, a Secretaria de Saúde também esteve de prontidão em apoio ao evento por meio das equipes do CIRI e do Hospital.

#Festa 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Caminhada de São José: manifestação de devoção ao santo reuniu inúmeros fiéis, no último domingo

São José, padroeiro do Ceará, é o santo mais venerado pelo sertanejo-agricultor do nosso estado. O operário carpinteiro, patrono da Igreja Católica, é o depositária derradeiro dos devotos que sempre recorrem ao santo esperançosos de que ele os favoreça num "bom inverno". Em Itaitinga, com a tradicional Caminhada de São José, a devoção ao santo tornou-se parte do calendário cultural do município.

A Caminhada de São José em Itaitinga teve início em 1996 - o ano havia começado sem sinais de chuvas. Passados janeiro e fevereiro, devotos organizaram uma pequena procissão, que partiu da Vila Machado até a Matriz itaitinguense - entrevistados relatam que suas preces foram atendidos. Devido ao grande número de fiéis desde a primeira caminhada, nos anos seguintes ela passou a sair da igreja de São Francisco, no Carapió

Segundo os organizadores, a romaria só cresceu ao longo dos anos, ainda conforme relato dos idealizadores, já houve caminhadas com mais de 4 mil pessoas.

Interrompida em 2020 e 2021 pela pandemia da covid-19, a fervorosa manifestação de fé, que, tradicionalmente, ocorre no dia de São José (19/03), foi realizada no último domingo (01/05), Dia do Trabalhador. Na retomada dessa tradição, os romeiros contaram com a colaboração de apoiadores da romaria primeira. Além, é claro, de todo o apoio da Prefeitura Municipal de Itaitinga, através das Secretarias de Cultura e Turismo de Itaitinga, Agricultura Pecuária e Pesca, Segurança Pública e Demutran.

www.itaitinga.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 07:49:44