16/05/2016
AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA

COMEA discute produção agropecuária de Itaitinga até o mês de maio

A Prefeitura de Itaitinga, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, esteve presente na reunião que da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (COMEA), que aconteceu no dia 11 de maio, na Associação dos Moradores da Vila Machado, com a finalidade de discutir e revisar os dados coletados referentes à produção agropecuária realizada em Itaitinga até o dia 10 de maio.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca,  Raimundo de Jesus, os agricultores, os técnicos da Ematerce de Itaitinga e de Pacajus, os técnicos da SEAGPE, os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaitinga, (STTRI), Antônio Veranilsson.

De acordo com o técnico da Ematerce de Itaitinga, João Batista Gualberto, a produção agrícola foi considerada abaixo do esperado, isso porque houve irregularidade nas chuvas. "Em janeiro, por exemplo, a estimativa era de 101 mm de água quando choveu 198mm. Em fevereiro, a previsão era de 158mm e choveu 81mm, ocasionando uma redução. Em alguns meses, as chuvas foram boas mas não foram contínuas, prejudicando a produção total", avaliou.

O técnico acrescentou ainda que o esperado era uma produção de 500kg de milho por hectare. Entretanto, os agricultores conseguiram apenas 180kg. Já o feijão, sofreu uma reduçã0 de 120kg no valor total esperado. A próxima reunião da COMEA, que acontecerá dia 05 de julho no Gereraú, irá trazer novas atualizações sobre a produção agropecuária do município.
Última atualização: 16/05/2016 às 12:33:52