05/04/2016

Itaitinga promove SemanAzul para ampliar conscientização sobre autismo

Por ocasião do Dia Internacional do Autismo, transcorrido no último sábado, 2 de abril, a Prefeitura de Itaitinga, por meio da Secretaria de Educação (SEI), em parceria com as secretarias de Cultura e Turismo (Secultinga), de Assistência Social (Setas) e a Biblioteca Marcos Rivieri, promove durante o mês de abril, nas escolas municipais, a Semana Azul - Eu TEApoio. O objetivo é ampliar o conhecimento da comunidade escolar e da sociedade do município sobre a pessoa com autismo para que a inclusão social dos mesmos torne-se realidade.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da SEI, Adriana Aguiar, e técnica educacional Kelly Lima, o projeto da SemanAzul já iniciou nas escolas Elias de Sousa, Valmique Sampaio, Dona Conceição, Manoel Rodrigues de Paiva, Manoel Ferreira Gomes, Manuel Machado e Geraldo Batista e na creche Recanto do Saber, devendo ser realizada em todas as 22 unidades de ensino do município.

A programação nas escolas inclui a realização de atividades como o Cine Azul (exibição de filmes relacionados ao tema), Oficinas de Artes, a exposição “Arte – expressão de viver e de apreciar as diferenças” e Contação de Histórias.

A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, todos os distúrbios do autismo, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

"Esperamos que todos possam desenvolver efetivamente nas ações propostas no referido projeto durante este mês de Abril. E assim, contribuir para a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade humana", afirma Kelly Lima. Segundo Adriana Aguiar, o município tem uma clientela de crianças com autismo que necessita de atendimento especializado. "Hoje, temos mais de 20 crianças com diagnóstico fechado, mas certamente há um número maior. Por isso, é necessária uma avaliação por um neuropediatra, a fim de que não apenas os pais, mas todo o contexto social onde a criança se insere saibam identificar a lidar com as especificidades das pessoas com TEA, que necessitam também muito do trabalho de profissionais especializados", explica.

Última atualização: 05/04/2016 às 13:12:53