23/03/2016

Grande programação comemora os 24 anos de Itaitinga

O município de Itaitinga comemora no próximo domingo, 27 de março, 24 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal desenvolve e apoia uma programação alusiva à data. O prefeito Abel Rangel participou, no último sábado, 19, das tradicionais Caminhadas de São José, promovidas pela manhã pela Paróquia de Santo Antônio, com partida do Carapió e chegada na Praça da Igreja Matriz da cidade e à tarde no Gereraú.

Às 9 horas, a Praça de Eventos sediou a abertura do 29º Campeonato Cearense de Rally, que contou com 70 participantes na primeira etapa realizada no município. O prefeito Abel Rangel e o secretário de Meio Ambiente (Semam), Paulo Afonso Cavalcanti, receberam troféus de honra ao mérito como homenagem pelo apoio ao evento.

Durante a abertura do Campeonato Cearense de Rally, foi aberta também pela Semam a Festa Anual das árvores em Itaitinga, com finalidade de conscientizar os itaitinguenses sobre a importância da natureza. Batizada de "A Mata ciliar", que significa vegetação nas margens de rios e mananciais, o evento ocorre até dia 24 com o desenvolvimento de várias atividades em escolas e em espaços públicos. De acordo com Paulo Afonso, a iniciativa também debate estratégias de combate ao aedes aegypti que transmite a chikungunya, a zika e a dengue.

No dia 25 de Março, por ocasião da Semana Santa, a Fundação Cultural Acauã, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultinga), promove na Praça de Eventos o espetáculo da Paixão de Cristo, com elenco composto por cerca de 100 atores e figurantes e duração de duas horas.

No sábado, 26, a Praça de Eventos será o palco principal para diversas apresentações artísticas e culturais. A partir das 20 horas, a população terá a oportunidade de assistir a Aristênio Benício e Anderson (voz e violão), Forrozão Remexe Mais, Banda Matizes, John Elton, Mário Sanfoneiro, Nildo Soares e Banda e Pegada do Patrão.

Às 6 horas da manhã do domingo, 27, a Mini Maratona da Paz abre a programação do dia do aniversário, com largada na Ocupação e chegada na Praça de Eventos. Na sede da Secultinga, às 8 horas, o prefeito Abel Rangel e a população cantam parabéns para Itaitinga. A banda Fixação e o grupo Mult Samba se apresentam a partir das 8h30, antecedendo o tradicional Passeio Ciclístico às 9 horas. À noite, às 19 horas, acontece a tradicional Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz em homenagem aos 24 anos de Itaitinga. Em seguida, a partir das 20h30, a noite católica terá a Banda Dominus e bandas católicas locais.

A grande Festa de Emancipação Política será na segunda-feira, 28, a partir das 20 horas, e inclui Pepeca do Acordeon, Lagosta Bronzeada, Solteirões do Forró e Forró Real. Já na terça, 29, encerram os festejos Leonardos Gonçalves e bandas gospel locais.

Na avaliação do prefeito Abel Cercelino, Itaitinga tem muito o que comemorar nestes 24 anos. "No que pese a crise financeira pela qual a esmagadora maioria dos municípios vem passando por conta da queda de arrecadação, temos feito uma gestão responsável, que respeita o funcionalismo com pagamento em dia e reajustes salariais. Além disso, temos conseguido fazer investimentos em pavimentação em dezenas de ruas, construímos e reformamos unidades básicas de saúde, reformamos e ampliamos vagas em escolas públicas e investimos na iluminação pública. Tudo isso graças ao planejamento e ao apoio da população e dos nossos servidores", afirma.

Última atualização: 23/03/2016 às 14:10:24